Gestão

Veja o que é RPA — automação robótica de processos — e como aplicá-la!

MRG Tecnologia
Escrito por MRG Tecnologia

A automação robótica de processos, ou RPA (Robotic Process Automation), é definida pela CIO como uma das principais revoluções em automação de negócios. Aplicada nas empresas, ela é utilizada para reduzir custos e aumentar a eficiência dos processos internos, de maneira econômica e precisa.

Essa tecnologia emergente vai além do tipo tradicional de automação, em que regras são utilizadas para padronizar a execução de tarefas, valendo-se de Inteligência ArtificialMachine Learning e Inteligência da Automação para criar robôs que aprendem com as tarefas que executam.

Quer entender melhor como a automação robótica de processos funciona e o que pode ser automatizado na sua empresa por meio da utilização dela? Então confira o guia completo que preparamos para ajudá-lo com essa tarefa!

O que é automação robótica de processos?

Automação robótica de processos, muitas vezes referida pela sigla em inglês RPA, é usar tecnologia para captar, interpretar e analisar dados, a fim de entender como processos de negócios funcionam e, em seguida, automatizá-los e otimizá-los

O recurso traz uma porção de benefícios para as empresas, como o aumento da precisão na execução de tarefas e a facilitação de processos de negócios, além da padronização deles. Por isso, RTA é cada vez mais popular, sendo aplicada nas mais diversas áreas da indústria e dos serviços.

Como RPA funciona?

A automação robótica de processos é um recurso versátil e flexível que, quando bem-utilizado, pode ser adotado por empresas de todos os tamanhos, das grandes indústrias às pequenas manufaturas. Há, hoje, dois tipos de RPA que são utilizados com mais frequência no mercado: os robôs programáveis e os inteligentes.

Os robôs programáveis, como o nome já indica, seguem um conjunto de regras e instruções para executar suas tarefas. É preciso definir uma série de parâmetros para que eles funcionem, e eles se dão melhor com tarefas preestabelecidas, em que a empresa já tem domínio do que deve ser feito para obter os melhores resultados.

Esses robôs são perfeitos para processos mapeados, em que um passo a passo está disponível. Tarefas mais complexas, por outro lado, são mais bem-executadas pelos robôs inteligentes.

Os robôs inteligentes são bots que utilizam recursos, como Inteligência Artificial, para analisar dados históricos e atuais e aprender como funcionários realizam tarefas. Por isso, eles são muito mais eficientes em atividades complexas, nas quais ainda não existem projetos estruturados e que dependem bastante da inteligência humana.

Os robôs inteligentes acompanham cliques, movimentos de mouse, ações e comportamentos para coletar informações relevantes para que, em um curto período de tempo, possam completar os processos de maneira autônoma. Esses robôs, portanto, são os mais interessantes quando falamos em RPA, já que eles fogem do escopo da automação tradicional, já implementada em grande parte das empresas.

Com suas capacidades sofisticadas, eles não são utilizados apenas para facilitar a automação de tarefas repetitivas. Eles se combinam a outras tecnologias, como os sensores de monitoramento da indústria 4.0, para explorar todas as possibilidades de automação dentro de um negócio.

Como usar automação robótica de processos na minha empresa?

Muitas empresas já utilizam automação robótica de processos na sua rotina. Do Walmart à American Express, todas elas têm em comum os esforços para integrar novas tecnologias ao dia a dia e à vanguarda com que adotam soluções inovadoras.

Quer entender o que cada uma delas está fazendo com automação robótica de processos? Então confira algumas das principais aplicações do recurso nas organizações.

Compliance

Automatizar os processos da sua empresa com ajuda de robôs vai ajudá-lo a se manter em Compliance. Em empresas de auditoria, o recurso já é utilizado para tornar os processos menos pessoais, removendo parte das presunções que um humano faria ao auditar uma organização.

Extração de dados

Extração de dados é uma tarefa monótona, que se torna muito mais simples com a ajuda da automação robótica. Porque os sistemas RPA têm a capacidade de analisar e reconhecer padrões e conseguem converter esses dados em formatos mais amigáveis, eles eliminam a necessidade de submeter dados manualmente a um sistema, tornando o trabalho da equipe menos cansativo.

Comparação de preços

Outro recurso de automação robótica de processos muito utilizado pela indústria é o acompanhamento de preços, especialmente útil em varejistas como o Walmart. 

Bots extraem de listas de fornecedores as melhores ofertas, apontando que produtos devem ser adquiridos porque faltam no estoque e também ajudam clientes a acharem produtos com melhor preço no momento da compra.

Atividades operacionais de vendas

Tarefas em que a análise e comparação de dados são partes extensas do trabalho são as que mais se beneficiam de RPA. Por isso, preparar orçamentos, entregar atualizações para os consumidores e garantir a consistência das informações entre múltiplos sistemas integrados que são cruciais para a eficiência do departamento de vendas são excelentes oportunidades para usar a automação.

Quais são os benefícios da RPA?

Como já apontamos aqui, há muitas vantagens em se apostar em automação robótica de processos. Confira algumas delas nos tópicos a seguir.

Redução de erros

RTAs são muito mais precisos do que seres humanos. Eles conseguem oferecer consistência em todas as tarefas que executam e aprendem com os seus erros rapidamente, o que faz com que aumentem a precisão dentro dos negócios.

Menores riscos operacionais

Eliminar os erros humanos não é bom só para aumentar a produtividade e reduzir os custos de operar. Com menores riscos operacionais, uma empresa funciona com muito mais eficiência.

Redução de custos

Desonerar a sua equipe das tarefas executadas por um robô é uma ótima maneira de poupar custos. Escalar a execução delas custará uma fração do preço de contratar novos funcionários e liberar a capacidade criativa da sua equipe para que ela trabalhe em inovação e se concentre no foco do negócio trará outras vantagens, como o aumento da lucratividade e produtividade.

Melhoria nos processos internos

Por último, não podemos deixar de mencionar as melhorias em processos internos proporcionadas pela automação. Afinal, para que ela funcione, você terá que definir políticas claras de governança e mapear áreas do negócio que, até então, não tinham essa necessidade. Tudo isso faz com que identificar gargalos e problemas nos departamentos seja muito mais fácil.

automação robótica de processos é o futuro. Empresas que ainda não pensaram em implementá-la devem consultar o quanto antes especialistas em tecnologia para analisarem seus fluxos de trabalho e detectarem que partes deles podem ser automatizadas com RPA. Em alguns anos, a indústria 4.0 será toda controlada por esses robôs, e é preciso ficar atento para não perder a oportunidade de investir.

E aí, gostou de aprender mais sobre automação robótica de processos? Então você vai adorar nossos conteúdos. Siga a MRG Tecnologia no FacebookTwitter e LinkedIn para recebê-los em primeira mão!

Sobre o autor

MRG Tecnologia

MRG Tecnologia

Deixar comentário.

Share This