Gestão

Saiba tudo sobre o monitoramento de máquinas em tempo real

MRG Tecnologia
Escrito por MRG Tecnologia

A era digital revolucionou o dia a dia no mundo todo. O setor industrial foi um dos que mais tiveram mudanças com o avanço da tecnologia. O conceito de indústria 4.0 envolve a robotização e a adoção de ferramentas, como Big Data, sensores, dispositivos para a transmissão de dados, Internet das Coisas, armazenamento em nuvem, inteligência artificial, monitoramento de máquinas, machine learning, entre outras.

Aderir às inovações tecnológicas é essencial para garantir o crescimento, a solidez e a competitividade no mercado. Para que você conheça mais sobre o assunto, continue com a leitura deste post. Aqui, explicaremos o que é o monitoramento de máquinas e qual a sua importância na indústria. Confira!

Entenda o que é o monitoramento de máquinas em tempo real

Dentro de uma fábrica, há, basicamente, três tipos de máquinas: as não eletrônicas, as da terceira revolução industrial e as que já contam com certa automação ou equipamento eletrônico chamado CLP — controlador lógico programável. Algumas máquinas já contam com conectividade. Logo, basta ligá-las a uma rede física ou sem fio.

Por meio desse recurso, é possível coletar e transmitir dados do maquinário para um Big Data. Ou seja, quando sensores ou hardwares são instalados nos equipamentos da fábrica, as informações são repassadas a uma central para que as tomadas de decisões sejam realizadas com análises feitas em curtos e também longos prazos.

Além disso, pode-se observar em tempo real os detalhes da produtividade dos equipamentos e dos funcionários, os dados a respeito de padrões de consumo e tendências, o panorama atual e futuro de vendas e outras informações acerca da situação do mercado do produto.

Também serão enviados alertas sobre a necessidade de manutenção do maquinário. Com isso, evita-se quedas ou pausas na produção. Vale ressaltar que os dados podem ser configurados de acordo com as exigências de cada empresa. Desse modo, o monitoramento das máquinas é personalizado a fim de atender com perfeição as necessidades de cada empreendimento.

Confira as vantagens do monitoramento de máquinas em tempo real

Um sistema de controle e transmissão de dados torna o negócio mais competitivo, deixando-o à frente dos concorrentes. À medida que o Big Data é alimentado com dados, as informações de mercado podem ser cruzadas e analisadas. Veja, a seguir, as principais vantagens oferecidas por esse tipo de sistema.

Intervenções somente quando necessário

Em uma fábrica, quando uma máquina precisa de reparos, toda a produção é afetada por um período. Por vezes, nem é preciso tal reparo. Em outras, a manutenção não é feita quando necessário, e há danos no equipamento que acabam por custar mais. Com o monitoramento em tempo real, isso não ocorre, visto que são emitidos alertas apenas quando o serviço de manutenção é demandado.

Mais segurança

Ao monitorar as máquinas, é possível prever falhas no maquinário. Dessa forma, os reparos e ajustes são realizados antes que haja um defeito mais grave no equipamento. Ainda, alguns danos nas máquinas colocam em risco a segurança dos colaboradores. Portanto, previne-se e evita-se problemas com acidentes de trabalho.

Otimização de desempenho

Os gestores estão sempre traçando estratégias para aperfeiçoar os processos na indústria. Quando há o monitoramento em tempo real, é possível acompanhar todo o processo produtivo e verificar gargalos e falhas. Com a identificação imediata, são elaborados meios de superar essas dificuldades. Assim, tais problemas são resolvidos em tempo hábil para evitar prejuízos, otimizando o processo produtivo da fábrica.

Redução de custos

A parte financeira é essencial para uma empresa. Com monitoramento de máquinas, a economia nos gastos é vista em diversos aspectos. Isso porque há redução de custos com a manutenção preventiva não planejada, a compra de peças e a contratação de serviços técnicos.

Ainda, esse tipo de intervenção ocorre somente quando for necessário, evitando prejuízos decorrentes de máquinas paradas. Com a otimização do desempenho, aumenta-se a produtividade, gasta-se menos com insumos e há menor gasto de energia elétrica, gerando mais lucro.

Conheça o SmartIND4

O SmartIND4 é um sistema de transformação digital que coleta dados das máquinas em tempo real. O hardware — device — é instalado no equipamento para que as informações sejam enviadas via WiFi, cabo ou GPRS (General Pack Radio Services) para um sistema que as armazena e processa-as. Ou seja, o sistema consegue trazer os dados do mundo físico para o digital.

Então, é uma ferramenta de transformação digital feita para que seja possível colocar os dados da fábrica em um banco de dados (Big Data). Em seguida, são ajustados os alarmes e as configurações na parte de analíticos (Analytics) conforme as necessidades específicas da empresa. Com isso, o usuário é alertado sempre que algo estiver fora do normal ou não estiver trabalhando corretamente.

Ainda, há o apontamento da produção em tempo real e a preparação de todas as informações de fábrica para que os gestores possam usá-las em uma ferramenta de inteligência artificial.

O SmartIND4 é indicado para fábricas em geral, mesmo as que tenham máquinas não eletrônicas. Nesses casos, é instalada uma placa própria para adequá-las ao sistema. Nas eletrônicas, um outro modelo de placa é instalado. Por sua vez, quanto às que já se encontram prontas para monitoramento, basta ligá-las a uma conexão de rede para transmitir os dados.

Dessa maneira, o hardware informa quando determinada máquina está ligada, o quanto está produzindo, se há peças desgastadas, se é preciso fazer manutenção e outras informações. Tais dados são armazenados ao longo do tempo e tudo o que acontece é monitorado e registrado.

O sistema permite que sejam definidos alarmes e mensagens para as tomadas de decisões. Assim, são usados algoritmos de inteligência artificial para otimizar os processos, verificar as correlações de eventos e o que mais for necessário para o desenvolvimento da empresa.

Enfim, o uso da tecnologia no setor é essencial para que ela sobreviva à quarta revolução industrial. Mais do que isso, as inovações são responsáveis pelo aumento da competitividade, o crescimento e a solidez da empresa. As tomadas de decisões são feitas de maneira mais rápida e certeira, e há otimização dos processos e redução de custos. Nesse sentido, o monitoramento de máquinas contribui de forma eficaz porque ajuda a executar tarefas de rotina fundamentais para o sucesso.

Gostou de saber mais sobre o controle do maquinário na fábrica? Se você deseja que sua empresa aproveite todos os benefícios apresentados, entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções!

Sobre o autor

MRG Tecnologia

MRG Tecnologia

Deixar comentário.

Share This