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Os impactos da implantação da metodologia de gestão da inovação da MRG

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Escrito por MRG Tecnologia

A inovação, no mercado atual, é crucial para garantir que empresas tenham sucesso nos seus projetos. Inovar permite ao gestor manter o negócio à frente da concorrência e, com isso, garantir boa lucratividade. Nesse sentido, a metodologia MRG pode ser a peça-chave para o empreendimento criar um fluxo contínuo de ideias inovadoras em seu ambiente de trabalho.

Para ajudar você a entender como a Metodologia MRG pode ser utilizada para a gestão da inovação, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura e veja como é possível estruturar um ambiente em que profissionais podem testar e validar novas ideias com segurança. Confira!

O que é a Metodologia MRG?

A metodologia da MRG foi criada ao lado a norma ISO 56002 para dar ao gestor de empresas os fundamentos para criar um ambiente propenso à inovação. Ela trabalha com a análise de todos os fundamentos da empresa, permitindo que oportunidades sejam identificadas e os times tenham o espaço necessário para testar e validar novas ideias. Desse modo, a companhia conseguirá gerar insights mais inteligentes para as demandas atuais e garantir que eles sejam aplicados sempre no ambiente de trabalho.

Como implementar a Metodologia MRG?

O primeiro passo da implementação da Metodologia MRG é a avaliação do modelo de funcionamento do negócio. Nessa etapa, uma plataforma unificada é utilizada para a construção de uma avaliação que permita identificar tudo aquilo que influencia a lucratividade e os níveis de inovação da empresa. Isso inclui — mas não se limita a — fatores como:

  • os padrões de funcionamento da empresa;
  • as externalidades positivas e negativas existentes nos métodos de funcionamento da companhia;
  • o índice de maturidade digital;
  • os custos operacionais;
  • as propostas de valor que estão agregadas aos serviços externos;
  • as oportunidades existentes;
  • o ecossistema de inovação interno.

A partir da identificação desses pontos e como eles influenciam o funcionamento da empresa, é iniciado um trabalho de avaliação do perfil da organização. Os times da MRG atuarão lado a lado com as equipes internas para identificar como o modelo de negócios é estruturado e quais os impactos que isso terá nas suas receitas.

Além disso, esse trabalho auxilia os profissionais de diferentes setores a alinharem conhecimentos e objetivos, de tal modo que a empresa poderá aplicar mudanças mais profundas e de fácil integração no dia a dia da companhia.

Feito esse trabalho mais abrangente, a equipe da MRG se voltará para as divisões internas da empresa. Cada setor terá os dados sobre as suas funções levantados. Identificando o perfil de cada departamento, a sua cultura e demandas, a MRG poderá modelar um plano de ação mais eficiente e adaptado às realidades internas de cada área. Por fim, em último nível, os profissionais são consultados para que o processo seja menos hierárquico e voltado para as pessoas.

Com os três níveis de uma empresa (visão geral, visão de setores e profissionais) alinhados, a gestão da inovação será estruturada de modo abrangente. Equipes multidisciplinares são colocadas em ação para fomentar insights e identificar melhores formas de solucionar problemas existentes. Além disso, o planejamento será estruturado com um trabalho de compartilhamento de saberes contínuo.

Esse processo dará à empresa a habilidade de sempre encontrar o caminho mais inovador para solucionar as suas demandas diárias. Os projetos serão formulados de maneira integrada, com equipes de diferentes setores combinando ideias e saberes para gerar competitividade. Assim, a empresa conseguirá maximizar as suas receitas sem enfrentar grandes riscos.

Qual a importância de estimular insights para gerar inovação?

Para que a empresa possa inovar, é fundamental que exista espaço para os profissionais testarem novas ideias. Isso vale, inclusive, para aqueles insights capazes de gerarem um grande aumento de lucro: os ganhos só podem ser obtidos caso o negócio auxilie os times a trabalharem os seus planos e validarem algo com alto potencial.

A Metodologia MRG de gestão da inovação permite que esse tipo de ideia, que tem o nome de insight exponencial, seja testada sempre. Ela abre os espaços necessários para que colaboradores possam testar novas ideias, validá-las e até serem beneficiados financeiramente por isso. Em outras palavras, todas as equipes ficarão mais engajadas na busca por novas soluções para os problemas diários da companhia.

Estimular os insights exponenciais é algo crucial para a empresa ter um bom processo de gestão da inovação. Hoje, os maiores motores de geração de competitividade são a qualidade das operações e as ideias que colocam a empresa à frente dos concorrentes. Nesse sentido, ter meios para que as inovações sejam sempre estratégicas permite à empresa garantir um bom nível de competitividade e, ao mesmo tempo, o fácil alcance das suas metas de médio e longo prazo.

Por que investir na gestão da inovação?

Existem dois tipos de inovação que uma empresa pode ter. O primeiro é a chamada inovação incremental. Ela gera pequenos impactos no curto prazo, mas, ao longo do tempo, traz grandes ganhos para a companhia.

Há também a inovação disruptiva, com alto nível de impacto. Esse tipo de ideia pode influenciar todas as áreas da empresa e até mesmo mudar a forma como os seus principais serviços são estruturados. Em geral, o seu impacto é crítico para o sucesso do empreendimento a médio e longo prazo.

Um exemplo de ideia inovadora com alto impacto de disrupção foi a mudança do modelo de negócios da Netflix de aluguel de DVDs para uma plataforma focada no streaming de vídeos. Ao utilizar os dados já existentes sobre as preferências de seus consumidores, a empresa conseguiu desenvolver um serviço eficiente e inovador antes que os seus concorrentes ficassem atentos às mudanças do mercado. Assim, o negócio se consolidou como um dos maiores serviços do setor em todo o planeta.

A compreensão sobre os impactos que tais ideias podem ter no futuro do negócio será o papel da gestão da inovação. Graças a ela, a companhia conseguirá incentivar, validar e implementar até mesmo as ideias de estagiários que possam agregar valor aos serviços e produtos da empresa. Desse modo, o seu potencial de se manter à frente dos concorrentes sempre será elevado.

A gestão da inovação, portanto, deve ser vista como uma área estratégica por qualquer empresa. Com ela, o negócio pode se manter altamente competitivo, com serviços de maior valor agregado. Além disso, existirão estímulos para os profissionais se engajarem mais no dia a dia da companhia.

Realizada com o apoio da Metodologia MRG, a gestão da inovação será capaz de atingir resultados muito maiores! Isso porque a gestão será estruturada a partir do perfil do negócio. Desse modo, tendências como a Indústria 4.0 e a transformação digital se tornarão realidade com menos risco e maior custo-benefício.

Quer saber mais sobre como a nossa metodologia de gestão da inovação pode ser utilizada para o seu negócio? Então, entre em contato com a gente!

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