Gestão

Eficiência energética na indústria: entenda como alcançá-la!

MRG Tecnologia
Escrito por MRG Tecnologia

O conceito de eficiência energética na indústria não é difícil de se entender. Trata-se de trabalhar e investir em estratégias, recursos e tecnologias que permitam que uma empresa faça bom uso das matrizes energéticas que adota, obtendo o melhor custo-benefício a cada kWh do produto.

Eficiência energética, porém, pode ser implementada de diversas maneiras diferentes, que variam de acordo com a matriz utilizada pela empresa e o quão escassa ela é. Mas poupar energia é um tema comum na indústria 4.0 e, por isso, você deve ficar atento para o assunto.

Redução de custos é o principal atrativo da eficiência energética, mas não é o único motivo para se preocupar com isso. Neste artigo, então, vamos mostrar para você a relação que a transformação digital tem com esse aspecto dos negócios e que outras vantagens podem ser alcançadas com eficiência energética na indústria. Confira!

O que é indústria 4.0?

Você sabia que 54% de toda energia consumida no mundo é comprada pelas indústrias? Só as manufaturas já utilizam 38% desses recursos a cada ano, e boa parte delas perde bastante dinheiro pelo caminho. Mais de 42% da energia comprada pelos negócios é dissipada sem que se torne lucro para as empresas. 

A indústria 4.0 gira em torno da implementação de tecnologia para que as organizações consigam ser mais eficientes não só na produção de itens, mas no consumo de insumos. Recursos como a Internet das Coisas e a automação industrial são parte importante da transformação digital nesse setor da economia e as principais ferramentas que empresas têm para aumentarem sua eficiência energética.

Como a indústria 4.0 e a eficiência energética combinam?

A relação entre eficiência energética e indústria 4.0 não é difícil de entender. Eficiência energética na indústria é um dos pilares da quarta Revolução Industrial, que surge depois de já termos percebido parte dos impactos da ação humana no Meio Ambiente. 

Pressões de custo e regulações também impactam a maneira como essa nova indústria lida com insumos como energia elétrica e, consequentemente, inspiram a tecnologia criada para encarar o problema.

Quer ver como conceitos da indústria 4.0 se relacionam com eficiência energética? Então fique atento para os tópicos a seguir.

Industrial Internet of Things (IIoT)

A IIoT, ou Internet das Coisas Industrial, não é apenas uma buzzword. Ela está diretamente relacionada à eficiência energética na indústria desde a sua concepção, já que diz respeito a toda a rede de dispositivos físicos utilizados dentro de uma organização para torná-la mais precisa, eficaz e conectada.

Quando o assunto é gestão de energia, o uso de sensores e medidores da IIoT dentro das empresas é o grande destaque. A arquitetura de automação e informação na indústria 4.0 ajuda empresas a entenderem melhor suas necessidades para que utilizem com maior eficiência os insumos de energia.

Análise de dados

A coleta de dados feita com os dispositivos da IIoT teria menor impacto na eficiência energética não fossem os recursos de Big Data e o Business Intelligence. 

São eles que permitem que as informações captadas pelos sensores gerem modelos de predição de consumo energético, ajudem a identificar matrizes mais eficientes para a indústria em que são utilizados e criem modelos para os modos ideais de operação, aqueles que mais poupam energia.

Monitoramento extensivo

As tecnologias para instrumentar o monitoramento de processos que possibilitam a captura de dados não só estão cada vez mais comuns nos negócios, elas são hoje muito mais baratas que no passado. 

Com a redução do custo para se adquirir e implementar as tecnologias, mais empresas na indústria 4.0 podem se valer delas para aumentar a eficiência energética, reduzir custos e otimizar o relacionamento do negócio com o Meio Ambiente, gerando qualidade de vida para quem trabalha em uma fábrica e também para quem consome os produtos produzidos ali.

Quais os benefícios da eficiência energética na indústria?

Agora que você já sabe como a tecnologia se relaciona com eficiência energética, que tal conferir aqueles benefícios que mencionamos na introdução desse artigo? Veja quais as vantagens para marcas que investem nessa área do negócio.

Economia de custos

A economia de custos é a primeira coisa que vem em mente quando falamos em eficiência energética. Poupar, a cada mês, na conta de luz, na compra de gasolina e em outros insumos que permitem que a indústria permaneça funcionando é uma maneira de baratear o custo de produtos e de aumentar as margens de lucro dos negócios.

Mais qualidade de vida

Economizar energia não é só uma maneira de poupar recursos. Há benefícios em qualidade de vida para quem resolve pensar em eficiência energética na indústria.

O uso mais consciente dos recursos permite que sejam aproveitadas todas as vantagens que a energia elétrica traz para a vida moderna, enquanto reduzem a emissão de gases e poluentes que prejudicam o Meio Ambiente.

Melhora do ROI

Os principais recursos de eficiência energética na indústria mencionados aqui, como os sensores da IIoT, oferecem excelente ROI. A médio prazo, os dispositivos são capazes de identificar gargalos e liberar orçamento para que a sua organização invista em outras áreas que precisam de atenção.

Proteja-se para o futuro

Os custos de energia estão aumentando e a perspectiva é de que, no futuro, boa parte do orçamento das empresas seja utilizado para sustentar o funcionamento das máquinas que elas utilizam. Com melhor eficiência energética, você se protege do aumento de custos e pode prever que impacto eles terão no capital de giro do negócio.

A eficiência energética é muito importante para as empresas do ponto de vista econômico, ajudando-as a poupar recursos escassos e onerosos. Todavia, ela também é uma política social e ambiental, que reflete na qualidade de vida dos clientes e, a longo prazo, no efeito de mudanças climáticas como as que resultam no aquecimento global.

A sua empresa já investe em aumento da eficiência energética? Ela usa tecnologia para fazer isso? É hora de começar a considerar o que pode ser feito de maneira mais eficaz com os recursos que a indústria 4.0 disponibiliza.

O que achou da contribuição da tecnologia para otimizar a eficiência energética na indústria 4.0? Assine a newsletter e receba outros conteúdos relevantes como este, que vão ajudá-lo a tornar o seu negócio mais competitivo.

Sobre o autor

MRG Tecnologia

MRG Tecnologia

Deixar comentário.

Share This