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Conheça metodologias certificadas para implantar a gestão de inovação nas empresas

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Escrito por MRG Tecnologia

Inovação nas empresas é palavra de ordem em um mercado tão acirrado e competitivo como o que encontramos hoje. Empresas como a Apple, a Google e a Uber não teriam chegado à posição onde estão sem terem se preocupado com esse aspecto importante dos negócios. Portanto, se a sua organização quer chegar longe, ela deve seguir esse exemplo.

Para fazer isso, porém, é preciso investir em uma área dos negócios muitas vezes negligenciada: a gestão da inovação. No artigo de hoje, você vai aprender o que isso significa, por que é tão importante para o sucesso da inovação nas empresas e como deve ser feito.

Pronto? Então, vamos lá!

O que é gestão da inovação?

Quer transformar a sua empresa em um hub de inovação? Então, você precisa se familiarizar com a gestão de inovação, disciplina responsável por promover novas ideias dentro de um negócio a fim de torná-lo mais eficiente, lucrativo e produtivo.

Gestão de inovação é implementar, sistematicamente, novas ideias dentro de um empreendimento em um processo de melhoria contínua que se concentra na produção constante de inovações de qualquer natureza.

Para adotá-la na empresa é preciso, acima de tudo, deixar de lado a ideia de que inovação é somente criar produtos e serviços e passar a ver essa disciplina como recurso para a otimização de processos e a adoção de novas tecnologias, mesmo que elas não tenham sido desenvolvidas com exclusividade pela sua empresa.

A gestão gira em torno da análise de competências e de processos de negócio que fazem da sua empresa ineficiente. Ela visa a adoção de novas técnicas e recursos que são atualizados constantemente para prover melhoramentos significativos em todos os departamentos da organização.

Como implementar a gestão de inovação?

Gostou de conhecer os motivos que as empresas têm para investir em gestão da inovação? Pronto para vê-los funcionarem a favor do seu negócio? Então, confira o passo a passo para implementar essa disciplina dentro da sua organização!

Faça um diagnóstico da empresa

Diagnósticos empresariais são ferramentas importantes para entender o que vai bem dentro da empresa e os desafios que precisam ser superados para que ela obtenha sucesso. Ao implementar a gestão da inovação, comece com um diagnóstico empresarial e identifique as forças e fraquezas, além das dores do negócio.

O diagnóstico permitirá que seja traçado um plano de ação completo sobre novas tecnologias e processos que podem beneficiar a organização e fará com que seja mais fácil tomar decisões ao longo do processo de implementação da inovação na empresa, priorizando aquelas áreas em que ela mais precisa melhorar.

Estude metodologias de inovação

O que você sabe sobre metodologias de inovação? Estudar os recursos utilizados por grandes organizações na hora de inovar é uma maneira de acelerar o processo na sua empresa. Afinal, você pode aprender com os erros e acertos de outros, e isso poupa tempo na gestão da inovação.

Brainstormings, Ciclos PDSA, Lean Thinkin, Design Thinking e muitas outras estratégias são utilizadas para fomentar a inovação nos negócios. Comece seus estudos por elas, mas também acompanhe cases de sucesso e procure aulas de inovação para ajudá-lo a montar uma bibliografia básica sobre o tema.

Elabore um planejamento bem estruturado

Quando estiver mais bem informado sobre as principais metodologias de inovação, é hora de começar a implementação de fato. Olhe para o diagnóstico empresarial realizado e elabore um planejamento de longo prazo, utilizando a metodologia que mais funcionar para o seu negócio.

Trace metas e objetivos para períodos pré-determinados, mas se mantenha flexível. Durante a implementação, será preciso fazer vários ajustes nos recursos e metodologias adotados para promover a implantação e será possível aprender o que realmente traz resultados na área em que atua.

Automatize processos

A automação de processos é outro ponto importante da gestão de inovação. Mediante diagnóstico, é possível identificar as áreas do seu negócio que são menos eficientes e que podem ser substituídas por processos automatizados.

Isso ajudará tanto a cortar custos quanto a testar algumas hipóteses sobre inovação. Documente todos os resultados e, ao final dos períodos, monte um relatório com o que observou.

Utilize métricas para mensurar resultados

Para garantir que a inovação esteja funcionando para a sua empresa, escolha as KPIs e métricas que vão de encontro aos pontos do negócio que deseja melhorar utilizando gestão da inovação. 

Evite métricas de vaidade, que pouco dizem sobre os resultados operacionais e financeiros do negócio, e se concentre apenas naquelas que podem ser aferidas com precisão. Elas serão fundamentais para fazer ajustes ao longo do processo de implementação.

Capacite a sua equipe

Inovar é muito mais fácil quando há uma equipe do seu lado pronta para ajudá-lo. Por isso, cultive uma cultura de inovação na empresa e incentive a participação de membros de outros departamentos na implementação de inovações. 

Assim, você poderá ver os resultados das novas iniciativas em todo o negócio e conseguirá dividir a carga de trabalho para maximizar a eficiência da gestão de inovação.

Por que implantar a gestão de inovação nas empresas?

Há muitos benefícios em se fazer uma boa gestão da inovação, e todos eles podem ser obtidos na sua empresa, desde que ela invista mais nessa área. Confira algumas das maneiras como a inovação impacta nos resultados de um negócio!

Aumentar a produtividade no trabalho

Poucas pessoas sabem, mas empresas que inovam mais são mais produtivas. Nas organizações em que a inovação fica em segundo plano, também ficam para trás a implementação de novas tecnologias e recursos que poderiam fazer com que o negócio produzisse mais em menos tempo.

Utilizar a criatividade para solucionar problemas em processos internos é uma maneira de testar a capacidade de inovação da organização com benefícios de longo prazo.

Diferenciar seus produtos da competição

Outro grande benefício de se investir em inovação é aumentar a competitividade da empresa. Com produtos e serviços inovadores, fica mais fácil se distanciar da concorrência e mostrar aos clientes que é uma vantagem clara investir em produtos da sua marca.

Com a atuação de múltiplas empresas em um mesmo segmento, é comum que elas entreguem produtos com funcionalidades e capacidades similares. São as diferenciações, mesmo que sutis, que fazem com que um cliente escolha um produto em detrimento do outro.

Aumentar o valor agregado dos seus produtos

Empresas que investem em inovação podem cobrar mais pelos seus produtos graças ao maior valor agregado que oferecem aos clientes. Pense, por exemplo, em como a Apple precifica seus computadores e outros equipamentos e como empresas como Asus ou Samsung tentam competir com isso.

É apenas entregando mais para os seus clientes que você conseguirá aumentar o seu ticket médio (mesmo sem aumentar o volume de vendas). A inovação na empresa é a principal arma para se fazer isso.

Inovar é fundamental para que a sua empresa continue relevante e competitiva. Por isso, não deixe de empregar as dicas que aprendeu aqui para melhorar a capacidade de inovação da sua empresa e continue estudando. Para isso, é muito importante estar sempre atento às novidades do mercado e a processos capazes de aumentar a eficiência do seu negócio.

Gostou de conhecer essas metodologias certificadas para implantar a inovação nas empresas? Então continue aprendendo. Confira como funciona a Iso 56002 para a gestão de inovação!

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