Gestão

Acatech Industrie 4.0: o que é quais seus impactos?

MRG Tecnologia
Escrito por MRG Tecnologia

Indústrias competitivas se atualizam continuamente para se manterem assim. O processo de mudança de culturas, porém, só é possível quando há uma boa orientação e um conjunto de dados robustos para apoiar decisões. Isso pode ser feito, por exemplo, com o uso da metodologia ACATECH Industrie 4.0.

Essa metodologia tem uma série de fundamentos que permitem ao negócio identificar detalhes importantes sobre as suas operações, como o nível de maturidade tecnológica. Dessa maneira, os times poderão aplicar mudanças no ambiente corporativo que sejam realmente efetivas. Com isso, os resultados obtidos com os investimentos são maximizados facilmente.

Quer saber mais sobre o tema? Então continue a sua leitura!

Quais as bases da indústria 4.0?

O conceito de indústria 4.0 surgiu na Alemanha, quando o país estabeleceu uma estratégia de transformação das suas empresas do setor industrial. Ela envolve a digitalização e a transformação digital das rotinas da área, gerando uma nova cadeia de trabalho mais dinâmica.

O termo pode ser traduzido, em outras palavras, como a nova revolução industrial pela qual o mercado passa. O ambiente se torna uberizado, com rotinas mais flexíveis, integradas e focadas nas demandas do cliente.

Há também mais automação, o que reduz custos e possibilita um fluxo mais inovador. Dessa maneira, a criação e o desenvolvimento de produtos se tornam mais simples e, ao mesmo tempo, personalizados.

O que é a metodologia ACATECH Industrie 4.0?

No ambiente da indústria 4.0, a metodologia ACATECH Industrie 4.0 surge como um framework para as empresas. Ele dá ao negócio uma visão estratégica pautada por quatro estágios de maturidade digital. Dessa forma, a empresa pode estruturar um processo de mudanças mais eficiente e com menos riscos.

Quais os pilares da metodologia ACATECH Industrie 4.0?

Como apontamos, a metodologia ACATECH Industrie 4.0 é orientada por quatro dimensões. Em uma delas, há uma análise do negócio. Ou seja, o perfil das operações internas, regras às quais ele está submetido, o seu nível de digitalização e as leis locais.

Há também a dimensão de recursos. Nela, o negócio avalia quais são as ferramentas que cada profissional dispõe para realizar as suas atividades.

As outras duas dimensões lidam com a estrutura organizacional da empresa, ou seja, a sua cultura interna. São avaliados itens como o nível de autonomia das equipes, a centralização dos processos de tomada de decisão, o nível de funcionalidade das atividades e se há estímulo à inovação. Também são observados pontos como o alinhamento do negócio com as tendências do mercado e a sua concorrência.

Em cada dimensão, existem níveis internos de avaliação. São eles:

  • informação;
  • conectividade;
  • visibilidade;
  • transparência;
  • tradição;
  • adaptabilidade.

Cada um desses itens auxiliam o gestor a identificar o nível de digitalização dos processos internos e como eles estão integrados. Respondendo a questões como o quão conectadas estão as máquinas internas ao sistema de gestão integrada da empresa, será mais fácil realizar novos investimentos e planejar um processo de transformação digital robusto. Afinal, existirão mais registros para o negócio visualizar o que deve ser feito para chegar a uma estrutura com alto nível tecnológico.

Como a MRG Tecnologia utiliza a metodologia ACATECH Industrie 4.0?

Para transformar a sua empresa digitalmente com o apoio da metodologia ACATECH Industrie 4.0, uma das melhores escolhas que o negócio pode fazer é contar com o apoio de especialistas. Um time de profissionais com grande conhecimento sobre o tema consegue identificar as demandas do negócio, o seu perfil de trabalho e a melhor forma de criar um ambiente de alta inovação. Esse é o caso dos consultores da MRG Tecnologia.

Nossos especialistas estão preparados para realizar um estudo avaliando toda a estrutura do negócio. A partir da identificação das informações existentes, das orientações dadas aos times, da cultura e da proposta da empresa, será identificado o seu nível de maturidade digital. Ou seja, por meio da análise orientada pela metodologia ACATECH Industrie 4.0, os profissionais montarão um plano de aplicação ágil e preciso, capaz de agregar valor e transformar digitalmente toda a estrutura da empresa.

Todos os dados obtidos com a metodologia ACATECH Industrie 4.0 são inseridos no AHP (Analytic Hierarchy Process). Essa é uma plataforma digital que permite ao analista realizar uma avaliação qualitativa para modelar um plano de ação abrangente. Dessa maneira, riscos são evitados e o resultado final é maximizado em prol da competitividade da empresa.

Todo o plano de ação, assim como o resultado das análises, é exposto para os clientes de modo objetivo e transparente. Isso dá mais confiabilidade para as ações que serão tomadas e as escolhas feitas.

Os times saberão o estado em que se encontram, os motivos para mudanças serem aplicadas e os objetivos de cada ação. Isso traz mais envolvimento para a indústria no seu processo de transformação digital e maior retorno sobre os investimentos feitos.

Como a metodologia ACATECH Industrie 4.0 pode ajudar a indústria 4.0?

Para levar uma indústria para o futuro, o gestor deve ter planejamento. As medidas precisam ser estruturadas considerando o perfil do negócio, as regras do seu setor e os seus objetivos de médio e longo prazo. Além disso, é fundamental que os times tenham os dados necessários para identificar as melhores oportunidades de investimentos e o caminho mais seguro para se alinhar com as novas tendências do mercado.

Nesse sentido, a metodologia ACATECH Industrie 4.0 precisa ser vista como uma forma de ter uma visão de todos os fatores que levam a empresa a ter lucros ou prejuízos. O gestor saberá onde há mais flexibilidade, inovação ou gargalos operacionais. Da mesma maneira, será mais fácil coletar dados precisos e atualizados sobre o nível de maturidade da indústria para, com isso, traçar um plano de ação que permita aos times aproveitarem todos os benefícios que novas tecnologias podem trazer.

A indústria brasileira atua, hoje, em escala internacional. As empresas competem com negócios nacionais e internacionais por clientes cada vez mais exigentes. Nesse cenário, saber aproveitar oportunidades e transformar-se digitalmente é algo crítico.

Investindo em novas metodologias, soluções mais inovadoras e mecanismos de integração, o gestor pode avaliar a melhor forma de se atualizar sem grandes riscos. Mas isso só é possível quando há conhecimento sobre o ambiente de trabalho. Utilizando o apoio da metodologia ACATECH Industrie 4.0, porém, a empresa poderá atingir esse objetivo e garantir que estará preparada para enfrentar os desafios do futuro.

Quer saber mais sobre como a MRG pode ajudar a obter os melhores resultados? Então fale já conosco!

Sobre o autor

MRG Tecnologia

MRG Tecnologia

Deixar comentário.

Share This